661 pessoas afetadas pela covid-19 no Gabão
Libreville, Gabão (PANA) - O número de pessoas infetadas com covid-19, no Gabão, atingiu 661 com a aparição de um novo foco de contaminação, em Franceville (sudeste), com 58 casos.
Quatro outras províncias do país com nove casos já diagnosticados continuam poupados pela propagação.
Até sexta-feira, 8 de maio, o Gabão tinha 504 casos positivos, enquanto o desconfinamento parcial de Grand Libreville teve início alguns dias antes.
Assim, o número de contaminações aumentou rapidamente de 398 para 439 casos antes de atingir 504 e depois 661.
Segundo o Parlamento, o Governo teve uma gestão mitigada da covid-19, o que obrigou à criação de uma comissão de inquérito na sequência de uma falta de transparência na luta contra esta pandemia.
À medida que a contaminação por covid-19 se alastra, o número de utilizadores de máscara aumenta subitamente, porque se tornou obrigatória.
Apesar dos repetidos apelos do Governo, as ações de medidas de precaução necessárias para impedir a rápida propagação da epidemia não estavam a ser cumpridas.
Depois de Libreville, a capital e principal foco da epidemia, com a sua elevada densidade populacional, a contaminação alastrou-se gradualmente para o interior do país.
O levantamento do Estado de Emergência sanitária ocorreu segunda-feira à meia-noite, mas a fase da contaminação comunitária continua.
O novo balanço da epidemia do coronavírus, desde 11 de maio, é de 661 casos confirmados, 110 curas e oito mortes, lembre-se.
-0- PANA LAW/DIM/IZ 12maio2020