Agência Panafricana de Notícias

661 migrantes socorridos no Mediterrâneo esperados no porto de ilha italiana de Sicília

Palerme, Itália (PANA)- Pelo menos 661 migrantes, socorridos no Mar Mediterrâneo, são aguardados esta quinta-feira no porto da ilha de Sicília, na Itália, informou a agência de notícias italiana (Akai) citando fontes de segurança.

Este grupo foi socorrido quarta-feira por um navio de guardas costeiros italianos no canal de Sicília, precisou a mesma fonte, indicando que, entre eles, figuram 103 mulheres e 12 menores cujas nacionalidades não foram indicadas.

Por outro lado, fontes de seguranças italianas indicaram que homens do gabinete dos inquéritos gerais e operações especiais da cidade de Catane invadiram esta quarta-feira um edíficio de habitação que acolhe numerosos Somalís, dos quais quatro acusados de pertencer ao grupo terrorista e islamita El Shabab foram detidos.

"Foram apreendidos, durante operações de busca, 22 documentos falsos de viagem prontos para ser usados com vista a sair do país" além de "numorosos bilhetes de identidade para cidadãos somalís ausentes durante buscas", acrescenta as mesmas fontes.

Forças policiais indicaram igualmente ter descoberto, num quarto, dinheiro e um caderno no qual são escritos à mão, nomes, datas e dinheiro que, segundo investigadores, "representam taxas pagas por migrantes clandestinos para obter documentos falsificados válidos para viajarem", de acordo com as fontes.

Os investigadores supõem que este dinheiro seja provavelmente destinado a financiar o movimento de El Shabab".

-0- PANA AD/IN/TBM/MAR/DD 24dez2015