Agência Panafricana de Notícias

65 novos casos confirmados de coronavírus assinalados no Togo

Lomé, Togo (PANA) - O Togo registou quarta-feira 65 novos casos confirmados de coronavírus (Covid-19), dos quais mais de uma dúzia em Sokodé, na região central, a cerca de 350 quilómetros da capital, Lomé, apurou a PANA de fonte segura no local.

A rápida propagação da pandemia, devido a vários casos confirmados detetados em Sokodé, levou as autoridades a prorrogarem o recolher obrigatório na prefeitura de Tchaoudjo, que abriga a cidade administrativa de Sokodé, informou um comunicado do Governo.

Nesta cidade, desde o início da semana,  expatriados, nomeadamente Americanos e uma Canadiana, têm sido as vítimas.

Segundo a Unidade Operacional, responsável pelos doentes do Covid-19, para além dos 65 casos, registaram-se três mortes, 39 casos em tratamento e 23 curas.

Desde o início da pandemia no Togo, com o primeiro caso detetado a 5 de março último, o Governo, para além de medidas restritivas de certas liberdades de deslocações, declarou um estado de emergência sanitária, um recolher obrigatório para o Grande Lomé, alargado na terça-feira à cidade de Sokodé e a toda a prefeitura de Chaoudjo e, mais recentemente, a limitação do número de pessoas nos veículos e a obrigação de usar máscaras nos veículos de transporte coletivo.

O país decidiu igualmente criar um Fundo Nacional de Solidariedade e Recuperação da Economia, dum montante de 400 biliões de francos CFA (Três milhões e 352 mil euros)
para fazer face à pandemia.

-0- PANA FAA/JSG/DIM/DD 08abril2020