Tripoli, Líbia (PANA) - Cerca de 65 migrantes clandestinos egípcios, que se afundavam a bordo de uma canoa pneumática, quando tentavam chegar às costas europeias, foram socorridos quinta-feira por um navio patrulheiro dos guardas costeiros libios.
De acordo com um comunicado publicado na noite de quinta-feira pelo gabinete de informação do Estado-Maior das Forças Navais Líbias, um emigrante foi dado como desaparecido.
Após a operação de salvamento, os emigrantes foram desembarcados na base naval de Tripoli, antes de serem transferidos para o Órgão de Luta contra a Emigração Clandestina , que se encarrega do acompanhamento do processo de tratamento destes indivíduos e do seu repatriamento com toda segurança.
Esta operação de salvamento faz parte dos esforços humanitários e das missões soberanas para a proteção da costa líbia, o fornecimento de serviços de busca e salvamento na área de responsabilidade líbia, e salvar as vidas de emigrantes ilegais no mar Mediterrâneo.
Desde o início deste ano, mais de 28.000 emigrantes clandestinos foram resgatados ou intercetados e trazidos de volta à Líbia, país simultaneamente de acolhimento e trânsito de emigrantes.
O país está confrontado, nos últimos anos, com vagas migratórias exploradas por redes de contrabandistas que se aproveita da prevalęncia de insegurança neste território.
-0- PANA BY/JSG/DIM/DD 12novembro2021