Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Um primeiro contingente de 64 cidadãos burkinabes vindos da Tunísia chegou quarta-feira à noite a Ouagadougou, no âmbito de um regresso voluntário organizado pelo governo burkinabe, constatou a PANA no Aeroporto Internacional de Ouagadougou.
"Em aplicação da decisão tomada no último Conselho de Ministros, conseguimos trazer um primeiro contingente composto por 64 compatriotas que estiveram na Tunísia. Possivelmente, haverá outros grupos que entrarão por outros meios", declarou o o vice-ministro burkinabe dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Regional, Burquinabes do Exterior e Cooperação Regional, Karamoko Jean Marie Traoré.
O governante explicou que houve um diálogo com autoridades tunisinas que facilitaram alguns aspetos para que estes burkinabes pudessem retornar ao seu país.
"Estas são certamente pessoas que estavam a trabalhar e que tiveram que suspender o trabalho para regressar ao seu país nestas condições", disse, lembrando que o Burkina Faso tem uma forte comunidade dos seus cidadãos na Tunísia, incluindo mais de 800 estudantes.
A 12 de março corrente, o Governo, através da embaixada do Burkina Faso em Tunis, informou aos burkinabes residentes na Tunísia que um voo especial para o seu regresso estava previsto para 15 de março corrente.
-0- PANA TNDD/IS/SOC/MAR/DD 16março2023