Cartum, Sudão (PANA) - Sessenta e duas pessoas morreram, 98 outras ficaram feridas e 36 habitações destruídas por chuvas torrenciais intermitentes e inundações, no centro e leste do Sudão.
O Ministério federal sudanês da Saúde declarou que as chuvas torrenciais que provocaram inundações afetaram 17 dos 18 Estados do país, fazendo vários danos e marcando o ponto culminante da estação das chuvas na savana semidesértica e pobre do centro, centro-oeste e oeste do Sudão.
Mais de 36 mil cabeças de gado foram igualmente perdidas.
O subsecretário do Ministério federal da Saúde, Suleiman Abdul-Jabbar, indicou que, apesar de 17 Estados estarem afetados, a situação ainda não é catastrófica, considerando as normas internacionais, e que o Governo está em condições de controlar a situação por enquanto.
Ele acrescentou que as chuvas e as inundações, devidas em parte ao transbordar do Nilo nas aldeias adjacentes, afetaram mais de 35 mil famílias, em todo o país.
"As cheias do Nilo e a propagação dos vetores nas zonas afetadas são os principais problemas com que estão confrontados, pois o nível de água está a aumentar quase diariamente”, notou.
Os Estados mais afetados são os do Nilo Branco, a sul de Cartum; do Sennar, ao centro-sul de Cartum, do Fashir, situado em Dafur, no oeste do Sudão, bem como as áreas de Wad-Ramli e Wawesi, no Estado de Cartum, e Wad Mahi, no Estado do Nilo Azul.
-0- PANA MO/MA/AKA/TBM/FK/IZ 26ago2019