Tripoli, Líbia (PANA) - Sessenta e um emigrantes de várias nacionalidades africanas e árabes, que se dirigiam para as costas europeias, a bordo de uma canoa pneumática naufragada, foram socorridos, neste sábado, por um barco patrulheiro de guardas costeiros líbios.
Após a operação de salvamento, os emigrantes clandestinos, que partiram das vostas líbuas, no mar Mediterrâneo, foram desembarcados na base naval de Tripoli antes de serem transferidos para o Órgão de Luta contra a Emigração Clandestina.
No quadro do seu papel humanitário, esta estrutura acompanhará o processo de tratamento destes indivíduos e o processos da sua assistência e da sua expulsão, com toda segurança, para os seus países de origem, indicou a mesma fonte.
Mais de 28.000 emigrantes clandestinos foram socorridos ou intercetados e trazidos de volta à Líbia, desde o início deste ano, paLíbia.
A Líbio é, ao mesmo tempo, um país de acolhimento e de trânsito de migrantes.
Ele está exposta, nos últimos anos, a vagas migratórias exploradas por redes de contrabandistas que se aproveitam do estado de insegurança prevalecente.
-0- PANA BY/JSG/DIM/DD 13nov2021