Agência Panafricana de Notícias

600 mil migrantes africanos saídos da Líbia chegam à Itália

Bruxelas, Bélgica (PANA) - Mais de 600 mil migrantes africanos saídos da Líbia chegaram à Itália desde 2014, segundo um relatório da Frontex, a agência europeia de controlo de fronteiras externas.

Este relatório foi divulgado depois da decisão tomada por várias ONG humanitárias, das quais a Médicos Sem Fronteiras (MSF), de suspender as operações de salvamento no mar Mediterrâneo de migrantes a partir das águas territoriais líbias.

Por seu turno, a Itália saudou a decisão tomada pela Líbia de reforçar as medidas de controlo para conter as saídas de migrantes, a partir das costas líbias. Para o efeito, a Marinha italiana decidiu dar formação, equipamentos e apoio técnico aos guardas costeiros líbios.

Além disso, o Governo italiano decidiu ajudar as autoridades líbias a reforçar os controlos às fronteiras sul da Líbia para onde convergem os migrantes saídos do Níger, do Tchad e do Mali.

As medidas tomadas para conter o fluxo dos migrantes na chamada estrada do Mediterrâneo central obrigaram os traficantes de seres humanos a abrir uma nova estrada, no mar mediterrâneo com destino à Espanha, onde chegaram há alguns dias embarcações cheias de migrantes africanos chegados às praias espanholas neste período estival.

-0- PANA AK/TBM/MAR/IZ 14ago2017