Agência Panafricana de Notícias

60 porcento de financiamentos do G5 Sahel já utilizados, diz seu secretário permanente

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - A força conjunta do G5 Sahel, comum aos cinco países da linha de frente na luta contra o terrorismo, acaba de utilizar cerca de 60 porcento do seus financiamentos, revelou o seu secretário permanente, El Hadj Mohamed Najim.

Em declaração à imprensa segunda-feira última depois de uma audiência que lhe concedeu o Presidente mauritano, Mohamed Ould Abdel Aziz, Najim afirmou que "o momento mais forte das nossas trocas foi a força comum que está a ser criada progressivamente e para a qual temos quase 60 porcento dos financiamentos ".

"O Presidente da República aconselhou-nos relativamente a conduta futura das operações no Secretariado Permanente do G5 Sahel. Ele gostaria que, doravante, a nossa instituição assumisse a sua total responsabilidade por todas as ações decididas pelos chefes de Estado no que diz respeito à boa conduta das atividades da instituição", acrescentou.

A operacionalização da força desta comunidade exige a mobilização de 450 milhões de dólares, deu a conhecer Najim sem dar dados sobre esta verba efetivamente mobilizada.

O Burkina Faso, o Mali, a Mauritânia, o Níger e o Tchad são os membros desta instituição criada a 19 de dezembro de 2014 em Nouakchott, na Mauritânia, e que, terça-feira, festejou o seu terceiro aniversário.

-0- PANA SAS/TBM/DIM/DD 20dez2017