Agência Panafricana de Notícias

60 mortos e 10 mil desalojados em inundações no Burundi

Bujumbura, Burundi (PANA) – As inundações provocadas pelas chuvas torrenciais que se abateram sobre Bujumbura na madrugada de segunda-feira fizeram mais de 60 mortos e 10 mil desalojados em vários bairros populares do norte da capital burundesa, segundo a Cruz Vermelha.

O acesso às zonas inundadas continuou difícil terça-feira, e as buscas prosseguem sob os destroços das casas e a lama para se encontrar eventuais corpos de desaparecidos, indicou o porta-voz da Cruz Vermelha do Burundi, Alexis Manirakiza.

Os desalojados estão essencialmente mobilizados em tendas da Cruz Vermelha Nacional num campo de desportos do norte de Bujumbura.

Enquanto a Cruz Vermelha dá um balanço de mais de 60 mortos, o porta-voz do Governo, Philippe Nzobonariba, falou em 50 mortos.

Os corpos já recolhidos foram sepultados segunda-feira à noite às expensas do Governo que prometeu assegurar as despesas médicas duma centena de feridos.

O Governo anunciou igualmente a reestruturação duma zona reservada aos desalojados e uma ajuda de emergência em alimentos.

Um apelo oficial foi lançado à comunidade internacional para apoiar os sinistrados.

-0- PANA FB/JSG/FK/IZ 11fev2014