Agência Panafricana de Notícias

6 soldados líbios mortos em uma semana de combates no leste

Benghazi, Líbia (PANA) – Seis soldados das forças fiéis ao Governo interino líbio reconhecido pela comunidade internacional morreram e 20 outros ficaram feridos em numa semana de combates em Benghazi, no leste do país, segundo uma fonte do hospital al-Jala que recebeu os restos mortais das vítimas.

Vários responsáveis militares indicaram que 80 porcento de Benghazi, segunda cidade do país, passou ao controlo das forças governamentais que prometem libertar o resto brevemente.

Berço da revolução líbia que destituiu, em 2011, o regime de Muamar Kadafi, esta cidade é palco de confrontos contínuos entre forças pró-governamentais e milícias aliadas do Conselho da Choura dos Revolucionários de Benghazi, da organização « Daech » (Estado Islâmico » e Ansar Asharia.

O Exército líbio lançou, a 20 de setembro último, uma operação decisiva batizada « al-Hatef » para libertar os restantes bairros de Benghazi que ainda se encontram sob controlo de elementos do movimento « Daech » e de outros grupos islamitas extremistas.

-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 9nov2015