Tripoli, Líbia (PANA) - Os Estados Unidos anunciaram um plano de contribuição adicional de 6,5 milhões de dólares para a Líbia para apoiar os esforços de resposta ao coronavírus emergente.
De acordo com um comunicado divulgado da Embaixada americana, na Líbia, "com este montante adicional, a contribuição total dos Estados Unidos é superior a 12 milhões de dólares".
A mesma fonte afirmou que "este financiamento será utilizado para aumentar a capacidade das autoridades médicas para detetar o coronavírus emergente, na Líbi, e para evitar a sua propagação em geral e entre refugiados e migrantes em situações precárias, prestando-lhes assistência humanitária".
Desde a deteção do primeiro caso de coronavírus, a 24 de março, a Líbia registou até agora 64 infeções confirmadas, incluindo 28 recuperações e três mortes.
O comunicado da embaixada dos Estados Unidos lembra que "desde 2011, os Estados Unidos investiram mais de 715 milhões de dólares em saúde pública e desenvolvimento geral na Líbia, incluindo programas de saúde de emergência para ajudar a preservar a saúde das pessoas e a prevenir doenças", explicando que "esta assistência reforçou a capacidade de muitas instituições e organizações nacionais e locais envolvidas atualmente na resposta á epidemia de coronavírus.
-0- PANA BY/JSG/DIM/IZ 17maio 2020