Agência Panafricana de Notícias

59 novos casos confirmados de coronavírus na Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) - O ministro tunisino da Saúde, Abdellatif Mekki, anunciou quarta-feira um aumento significativo dos casos confirmados de infeção pelo coronavírus, que de repente passou de de 114 para 173 em dois dias.

Numa conferência de imprensa, ele disse que 59 pessoas testaram positivo em 229 amostras examinadas em laboratórios.

Esta é a primeira vez que o número de contaminações locais excede o das importadas, disse alarmado, observando que a Tunísia entrou assim na fase de contaminação horizontal ou comunitária.

Ele atribuiu esta evolução negativa ao não cumprimento por muitos cidadãos da contenção geral da saúde decretada pelas autoridades para travar a propagação do vírus.

"Temos notado que os cidadãos continuam a encarar o flagelo com leviandade, apesar da sua perigosidade, andando pelas ruas como se nada tivesse acontecido.

"Mesmo em casa, algumas pessoas se comportam inconscientemente, permanecendo em contacto com os seus parentes e contaminam-nos sem se dar conta", lamentou.

"Para onde vamos? Será que o nosso país ainda é capaz de tolerar tais comportamentos", interrogou- se.

Criticou por outro lado a fuga de duas pessoas de um centro de quarentena de casos suspeitos.

O ministro salientou que o Estado mobilizou todos os seus recursos para lutar contra a epidemia, apelando aos cidadãos para serem  conscientes do perigo e demonstrarem responsabilidade, cumprindo as instruções das autoridades.

Até agora, a Tunísia registou cinco mortes desde o surto da epidemia do Covid-19.

"Ainda há tempo para nos protegermos deste flagelo", ressalvou, apelando aos cidadãos para que respeitem a contenção sanitária para preservar as suas vidas, as dos seus familiares e da comunidade nacional.

-0- PANA BB/DIM/IZ 26março2020