Tripoli, Líbia (PANA) - Cerca de 59 emigrantes clandestinos, de várias nacionalidades africanas, que se dirigiam para as costas europeias num barco pneumático, foram socorridos pela guarda costeira líbia, anunciou segunda-feira a Marinha líbia.
Num comunicado emitido no mesmo dia, o porta-voz da Marinha líbia indicou que os emigrantes socorridos desembarcaram na base naval de Tripoli e que foram entregues ao Órgão de Luta contra a Emigração Clandestina, encarregue do processo de repatriamento.
Simultaneamente um país de destino e de trânsito para migrantes clandestinos, a Líbia está confrontada, nos últimos anos, com vagas migratórias que chegam ao país para lá ficaram ou para procurarem a chegar à Europa através do Mar Mediterrâneo.
Redes de traficantes de migrantes e de escravatura aproveitaram-se do caos de segurança, na Líbia, para organizarem viagens para migrantes para a Europa.
Mais de 7.000 pessoas foram socorridas e trazidas de volta à Líbia por guardas costeiros, desde janeiro de 2021, de acordo com estatísticas das Agências Especializadas das Nações Unidas.
-0- PANA BY/JSG/DIM/DD 07junnho2021