Agência Panafricana de Notícias

58 docentes da Universidade de Dakar admitidos em concurso do CAMES

Dakar- Senegal (PANA) -- Cinquenta e oito professores, dos 67 da Universidade Cheikh Anta DIOP de Dakar (UCAD), foram admitidos no concurso de 2009 do Conselho Africano e Malgaxe para o Ensino Superior (CAMES), ou seja uma taxa de sucesso de 86,57 por cento, indica um comunicado da UCAD divulgado esta quinta-feira.
Além desta taxa de êxito global, alguns estabelecimentos como a Faculdade das Ciências Jurídicas e Políticas, com um novo professor titular, e a Faculdade das Ciências Económicas e Gestão, com dois docentes titulares, têm uma taxa de sucesso de 100 por cento cada, de acordo com a nota.
Na Escola Superior Politécnica (ESP), dos sete dossiers que incluem todas as categorias dos docentes, cinco foram recebidos, ou seja uma taxa de sucesso de 71,42 por cento, ao passo que, na Faculdade de Medicina, dos 18 dossiers, 15 foram admitidos, ou seja 88,88 por cento.
A Faculdade de Letras obtém uma taxa de sucesso de 90,47 por cento com 19 admitidos dos 21, ao passo que a Faculdade das Ciências e Técnicas realiza uma taxa de 90,90 por cento com nove dosssiers recebidos dos 10, lê-se no comunicado que acrescenta que a Faculdade das Ciências Naturais possui três admitidos dos cinco apresentados, ou seja 71,42 por cento de taxa de êxito.
A UCAD encontra-se com 18 novos admitidos nas categorias de professores titulares e de directores de investigação, 10 para as categorias de mestres de conferência ou de pesquisa e 30 para a categoria mestres assistentes ou encarregados da investigação.
No quadro do mesmo concurso, ocorrido durante a 31ª sessão ordinária do CAMES realizada de 13 a 19 de Julho corrente em Yaoundé, nos Camarões, a Universidade Gaston Berger (UGB) de Saint-Louis, no norte do Senegal, obteve uma taxa de sucesso de 73,68 por cento com 14 candidatos admitidos dos 19 apresentados.
O CAMES agrupa 16 Estados francófonos de África e do Oceano Índico, designadamente Benin, Burkina Faso, Burundi, Camarões, Congo, Côte d'Ivoire, Congo, Gabão, Guiné-Conakry, Madagáscar, Mali, Níger, República Centro-Africana, Ruanda, Senegal, Tchad e Togo.