56 infetados recuperam da covid-19 em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) – Um total de 56 pessoas que estavam infetatadas com o covid-19 em Cabo Verde já tiveram alta hospitalar, depois de testes que permitem concluir que já estão curados da doença.
Na conferência de imprensa diária sobre o ponto da situação da covid-19 em Cabo Verde, o diretor nacional da Saúde, Artur Correia, precisou que do total pessoas recuperadas, 46 são da ilha da Boa Vista, onde foi registado o primeiro caso da covid-19, a 19 de março e que agora só tem 10 casos ativos do novo coronavírus.
Dos outros doentes recuperados, sete são da cidade da Praia, que se tornou no epicentro da epidemia, com um total 169 caos, e três da ilha de São Vicente, onde deixou de existir qualquer pessoa infectada com o novo coronavírus.
Artur Correia anunciou também que as pessoas que recebem alta são seguidas durante duas semanas pelas autoridades sanitárias, porque pode haver uma recaída nos casos já recuperados.
O responsável anunciou também que o número de pessoas em quarentena subiu para 212, na decorrência dos 27 casos positivos registados na sexta-feira, na cidade da Praia.
A mesma fonte avançou que, neste momento, a nível nacional outras 178 pessoas estão em isolamento, sendo a cidade da Praia com 169, Tarrafal de Santiago 2 e na Boa Vista com 7 pessoas.
Artur Correia disse também que, tendo em conta que muitos dos infetados, por diversas razões, não têm condições ideias para fazer um isolamento domiciliar, o ministério da Saúde já arranjou novos espaços para o efeito, uma vez que a aquele que estava reservado para o efeito no Hospital Agostinho Neto revela-se insuficiente.
Aquele responsável indicou ainda que alguns doentes assintomáticos, nos isolamentos, têm manifestado, nos últimos tempos e de repente, sintomas da covid-19, sendo que alguns com alguma gravidade têm sido encaminhados de urgência para o isolamento do hospital, na área destinada aos casos mais complicados.
Ele apontou também que a investigação epidemiológica do Ministério da Saúde, detetou 2 casos suspeitos de covid-19 na cidade da Praia.
Na conferencia de imprensa, o diretor nacional da Saúde revelou ainda que
Setenta e cinco por cento dos casos de covid-19, em Cabo Verde, continuam a ser diagnosticados a partir da investigação epidemiológica e apenas 25% a partir de casos suspeitos.
A maioria dos testes resultam negativos, segundo Artur Correia, explicando que,sobre o tratamento dos doentes de covid-19, o Ministério da Saúde possui um protocolo de tratamento de que a cloroquina faz parte.
“Este protocolo está em constante atualização, sempre que haja recomendações internacionais da própria OMS nós adaptamos”, disse o responsável sanitário, precisando que se trata de “um exercício que não está finalizado’ e que “mesmo no protocolo há uma frase a dizer que é um processo dinâmico e que vai sendo adaptado sempre de acordo com as orientações da OMS e com as evidências internacionais”.
Até ao ultimo balanco, feito na sexta-feira, o número total de casos confirmados cumulativos em Cabo Verde passou para 230, sendo 171 na ilha de Santiago (169 na cidade da Praia e 2 no Tarrafal de Santiago), 56 na Boa Vista e 3 em São Vicente.
Para alem dos recuperados (56), há ainda o registo de 2 óbitos a lamentar e duas pessoas repatriadas.
-0- PANA CS/IZ 10maio2020