Tripoli, Líbia (PANA) – Cinquenta e seis emigrantes clandestinos de várias nacionalidades árabes acavam de ser ocorridos ao largo da cidade líbia de Zouara, a 120 quilómetros a oeste de Tripoli, anunciou o de Ministério líbio do Interior do Governo de Unidade Nacional.
Terça-feira última, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) anunciou que 1.216 emigrantes tinham sido trazidos de volta nas costas líbias durante o período de 21 a 27 de agosto último.
O Escritório da OIM na Líbia precisou, na sua atualização de dados marítimos que, desde o início do ano de 2022, cerca de 14.157 emigrantes foram desembarcados nas costas líbias, incluindo 12.804 homens, entre os quais 369 meninos e 848 mulheres, incluindo 136 meninas.
A Líbia, país de trânsito e destino de emigrantes, está confrontado, nos últimos anos, com grandes ondas migratórias, alguns destes indivíduos são vítimas de redes de contrabandistas ou traficantes de seres humanos.
Estes aproveitam-se da insegurança prevalencente no país para os explorarem, através de viagens pelo deserto do Sará antes de os embarcarem em barcos inapropriados, por sua conta e risco, rumo à Europa.
-0- PANA BY/JSG/DIM/DD 02setembro2022