Abuja, Nigéria (PANA) – Cinquenta e cinco bandidos foram mortos no quadro da continuação duma operação que visa erradicar o banditismo em Zamfara, no noroeste da Nigéria, anunciou terça-feira o Exército nigeriano.
Durante a mesma ofensiva, foram salvos cerca de 760 camponeses, de acordo com a mesma fonte.
Segundo o Exército, os seus soldados detiveram igualmente cerca de 24 indivíduos suspeitos de ser espiões dos bandidos, gatunos de gado, raptores e fornecedores de material logístico durante a operação.
O porta-voz do Exército, o comandante Clement Abiade, declarou à imprensa, terça-feira em Sokoto, que a intensificação dos esforços do Exército, nas últimas semanas, foi muito bem-sucedida em termos de apreensão de armas e de munições, bem como de recuperação do gados roubado.
Segundo ele, esta operação prolongada desembocou no regresso de mais de mil pessoas deslocadas internas (IDP) de Maru à aldeia de Bini, a 17 de fevereiro último.
O comandante Abiade frisou que os soldados sofreram baixas nas suas fileiras, nomeadamente a morte dum oficial, de dois soldados e de membros de grupos de autodefesa durante violentos confrontos com os bandidos.
A semana passada foi muito traumatizante para a população de Zamfara, particularmente em Shinkafi, Anka e Zurmi, onde bandidos levaram a cabo ataques coordenados matando civis.
-0- PANA MON/MA/NFB/JSG/MAR/DD 13março2019