53 militares burkinabes morrem em ataque no norte do Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Cinquenta e três combatentes, incluindo 17 soldados e 36 Voluntários para a Defesa do Partido (VDP), morreram segunda-feira num ataque no norte do Burkina Faso, anunciou o Exército num comunicado.
O Exército Nacional indicou que, no âmbito da reconquista da localidade de Koumbri (província de Yatenga-Nord), o 12.º Regimento de Infantaria de Comando (12.º RIC) destacou uma unidade vanguardista envolvida numa ousada ação ofensiva para permitir o reassentamento de pessoas deslocadas da área há mais de dois anos.
Durante o seu percurso, esta unidade conheceram vários incidentes e ataques que enfrentou com determinação até ao seu destino, segundo a mesma fonte, lê-se na nota.
Durante a fase de controlo da referida zona, os vanguardistas tiveram contacto direto com o inimigo na madrugada da mesna segunda-feira, 04 de setembro de 2023, do qual resultaram intensos combates, segundo a mesma fonte.
A bravura e determinação dos nossos combatentes permitiram resistir ferozmente, repelir o ataque e neutralizar várias dezenas de terroristas, refere o comunicado.
O documento mencionou no entanto a morte, infelizmente, de 53 combatentes, incluindo 17 soldados e 36 VDP, durante os confrontos.
Houve também cerca de 30 feridos evacuados e atendidos em hospital, acrescentou a mesma fonte.
Operações de retalhação foram imediatamente desencadeadas e apoiadas por vários vetores aéreos, que permitiram também neutralizar vários inimigos e destruir seus equipamentos de combate, sublinhou o Exército, acrescentando que as mesmas estão em curso na região.
-0- PANA TNDD/IS/SOC/MAR/DD 06setembro2023