Agência Panafricana de Notícias

52 milhões de cartões de eleitores distribuídas na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) - No quadro das eleições presidenciais de 28 de março na Nigéria, o organismo eleitoral do país indicou ter entregue até agora 52 milhões e 233 mil e 396 cartões de eleitor, ou seja, 75,88 porcento do número total de eleitores inscritos (68,8 milhões).

Estes dados foram anunciados terça-feira pela Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI).

A fraca distribuição dos cartões biométricos, conhecidos na Nigéria como Cartão Permanente de Eleitor (PVC, sigla em inglês) era a principal razão dada pelo Governo do Presidente Goodluck Jonathan e pelo seu partido para adiar as eleições, inicialmente previstas para 14 de fevereiro.

Contudo, quando a CENI anunciou o adiamento, semana passada, ela declarou que o adiamento foi decidido a pedido do Exército que escreveu para afirmar que não podia garantir a segurança do pessoal e do material eleitoral, devido à sua batalha em curso contra o grupo terrorista Boko Haram no nordeste do país.

Os responsáveis do partido no poder lançaram uma nova campanha visando forçar a CENI a utilizar os cartões de eleitor temporários, que não são infalíveis, devido à fraca distribuição dos PVC.

A oposição rejeitou o apelo, indicando que só a utilização dos PVC pode tornar as eleições livres, justas e credíveis.

-0- PANA SEG/VAO/MTA/TBM/MAR/IZ 17fev2015