500 atletas na 24ª edição da ascensão de Monte Camarões
Yaoundé, Camarões (PANA) - Mais de 500 atletas participarão, domingo próximo, na 24.ª edição da ascensão do Monte Camarões, ou Corrida de Esperança, em Buea, sob o lema "Contruamos juntos".
Segundo Emmanuel Motomby Mbome, diretor do Escritório da Federação Camaronesa de Atletismo (FCA), "o clima sócio-política é muito longe de ser um obstáculo à organização, embora seja uma prioridade para nós. Como durante as edições anteriores, uma comissão de segurança foi constituída e já trabalhou nas medidas conexas. Um dispositivo de segurança foi instaurado por razões evidentes".
Entre as inovações deste ano, o comité de organização vai recompensar alguns atletas, nomeadamente o mais jovem da competição, o primeiro a atingir o cimo do Monte Camarões, e o melhor estrangeiro, para encorajar outros atletas que os que estiverem no pódio.
Além das centenas de atletas camaroneses, os organizadores esperam os provenientes do Quénia, da Etiópia, do Rwanda e da Nigéria.
A corrida, cujo pontapé de partida será dado no estádio Molyko de Buea, vai decorrer a cerca de 35 quilómetros de Yaoundé.
O percurso é constituído por inclinações abruptas, de mais de 35 graus, podendo atingir 60 graus em certos lugares do Monte Camarões, que culmina a quatro mil e 100 metros acima do nivel do mar.
A última edição da Corrida de Esperança foi vencida por Godlove Gabsibuin, em masculinos, e por Tatah Corine, em femininos, ou seja 4 horas 30 minutos e 5 horas e 26 minutos, respetivamente.
-0- EB/JSG/MAR/DD 20fev2019