50 terroristas da Boko Haram neutralizados no Níger
Niamey, Níger (PANA) - Um total de 50 terroristas da seita Boko Haram foram "neutralizados" pelo Exército nigerino, domingo último, na aldeia de Dumba, perto da fronteira com a Nigéria, indica um comunicado do Ministério nigerino da Defesa.
Dumba é uma localidade situada a 45 quilómetros a sudoeste de Toumour, extremo leste do Níger na fronteira nigerino-nigeriana,
Segundo a nota do Ministério da Defesa distribuída quarta-feira, em Niamey, tudo começou por volta das 13:00 horas locais e TMG, quando as forças militares intercetaram uma coluna de 10 "carros inimigos" provenientes de Tumbun Fulani, 24 quilómetros a nordeste de Bosso.
"Foi uma ação coordenada” entre as forças nigerinas e nigerianas apoiadas por parceiros e que permitiu seguir e agir contra esta coluna inimiga, refere a mesma nota.
O Ministério da Defesa Nacional sublinha que no mesmo domingo, 3 de maio, pelas 17:45 horas, o posto fronteiriço de Diffa, entre o Níger e a Nigéria, foi atacado por elementos da Boko Haram a bordo de carros fortemente armados, resultando na morte de dois soldados e no ferimento de três outros, para além danos materiais com equipamento calcinado.
O ministro da Defesa Nacional “expressou os seus encorajamentos às forças de defesa e segurança na sua missão de defesa da integridade territorial nacional” e aproveitou esta oportunidade para “saudar a cooperação com as forças paceiras no quadro da luta contra o terrorismo ao lado das forças armas nigerinas”.
-0- PANA SA/BEH/FK/IZ 07maio2020