Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Pelo menos 50 pessoas morreram de meningite, no Burkina Faso, dos 800 casos da doença registados desde o início do ano, soube-se em Ouagadougou junto do Ministério burkinabe da Saúde.
As estatísticas dos últimos quatro anos revelam que 2019 terá sido o ano que registou menos vítimas de meningite, com 55 mortos até agora, contra mais de 80 nos anos anteriores.
Os distritos de Diapaga e Gaoua (sudoeste) são os mais atingidos, e o Governo vai lançar, a partir de 29 de março corrente, uma campanha de vacinação nos distritos sanitários desta região, indicou a mesma fonte.
O Ministério da Saúde anunciou ainda que 300 mil doses de vacina conjugada serão ministradas, a partir de 29 de março, às populações do distrito sanitário de Diapaga, para pessoas com idade compreendida entre um e 29 anos.
As autoridades sanitárias explicaram que, para a resposta e a prevenção, mais de dois biliões de francos CFA foram mobilizados pelo Estado e pelos seus parceiros em caso de epidemia de meningite no Burkina Faso, em 2019.
-0- PANA TNDD/BEH/SOC/MAR/IZ 23março2019