Agência Panafricana de Notícias

50 mortos em dois atentados suicidas na Nigéria durante festa de fim de jejum

Lagos, Nigéria (PANA) – Pelo menos 50 pessoas morreram esta sexta-feira em dois atentados suicidas perpetrados por duas mulheres kamikazes que se fizeram explodir num local de oração em Damaturu, capital do Estado de Yobe, no nordeste da Nigéria, enquanto os muçulmanos se mobilizavam para celebrar a festa de Eid-el-Fitr, que marca o fim do mês de Ramadão (jejum), segundo o porta-voz do Exército, coronel Sani Kukasheka.

Os dois atentados foram perpetrados por volta das 07:40 horas locais por uma mulher idosa e uma menina de 10 anos que detonaram os seus explosivos num local de oração em Layin Gwange, em Damaturu, e em Phase One, precisou o coronel num breve comunicado.

No total 43 pessoas morreram na primeira explosão e várias outras ficaram feridas, enquanto sete indivíduos pereceram na segunda explosão, acrescentou.

Estes dois atentados suicidas seguiram-se à explosão, na véspera, de duas outras bombas no mercado de Gombe, igualmente no nordeste, matando quase o mesmo número de pessoas (50).

As explosões de quinta-feira aconteceram numa altura em que a população fazia as suas compras no quadro dos preparativos da festa religiosa muçulmana.

Admite-se que o grupo terrorista Boko Haram esteja implicado nestes atentados. Esta seita islamita reforçou os seus ataques desde junho último, matando 500 pessoas.

No início desta semana, o Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, exonerou os chefes dos Estados-Maiores dos diferentes ramos das Forças Armadas e nomeou novos responsáveis com vista a reforçar a luta contra a seita extremista islâmica.

O novo chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, general Tukur Buratai, estava em Yobe no momento dos ataques, quando se preparava para celebrar a festa de Korité com as suas tropas.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/FK/IZ 17julho2015