Agência Panafricana de Notícias

50 mil a 100 mil bebés nascem seropositivos em cada ano na Nigéria, segundo relatório

Lagos, Nigéria (PANA) – Entre 50 mil e 100 mil bebés nascem seropositivos em cada ano na Nigéria, indica um relatório do Plano Global para a Eliminação das Novas Infeções VIH/Sida para as Crianças até 2015 e Sobrevivência das Mães.

Apresentado pelo Comité Nacional de Pilotagem (NSG), apresentado terça-feira em Abuja (a capital federal da Nigéria), o documento indica que o objetivo do Governo é reduzir o número de novas infeções VIH para as crianças em pelo menos 90 porcento e o número de mortes maternas ligadas à sida em 50 porcento.

O universo atual dos seropositivas na Nigéria é de três milhões 100 mil indivíduos mas o número de nascimento anual no país estima-se em seis milhões de crianças, lê-se no mesmo texto citado quarta-feira última pela imprensa local.

A taxa de prevalência do VIH/Sida, acrescenta o comunicado, continua a ser de 4,1 porcento, mas o país regista anualmente 229 mil 480 mulheres grávidas seropositivas.

O NSG foi criado pelo Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, em abril de 2012, para mobilizar a liderança nacional com vista ao bom êxito do Plano Global para a Eliminação da Transmissão Mãe-Criança e a Sobrevivência das Mães.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/FK/DD 13março2013