Agência Panafricana de Notícias

5 soldados sudaneses mortos em confrontos com opositores

Cartum, Sudão (PANA) - O Exército sudanês confirmou quarta-feira a perda de cinco dos seus elementos no centro do país durante confrontos com a Frente Revolucionária Armada da Oposição ocorridos no Estado do Kordofan Norte, no oeste de Cartum, a capital sudanesa.

O porta-voz do Exército sudanês, o coronel Al Sawarmi Khalid Saad, declarou que o grupo da oposição atacou a aldeia de Sidara com o objetivo de pilhar as casas e as lojas que pertencem as populações locais.

Segundo a Agência Oficial de Notícias do Sudão (SUNA) o coronel Khalid teria declarado que a zona registou combates mortíferos mas o Exército repeliu os rebeldes, infligindo-lhe pesadas perdas.

O coronel Khalid declarou que a zona está atualmente sob o controlo do Exército que persegue os últimos rebeldes.

Dois meses antes, as mesmas forças rebeldes atacaram e pilharam Abu Karshoula, no norte Kordofan provocando a deslocação de milhares de populações mas, depois deste incidente, o Governo federal começou a mobilizar as suas forças de defesa e as populações contra ataques similares.

O incidente de quarta-feira é o segundo em tantos meses, levado a cabo pela Frente na região central do Kordofan sudanês, indica-se.

-0- PANA MO/VAO/ASA/TBM/SOC/MAR/DD 24julho2013