São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - Cinco pessoas estão desaparecidas, na ilha são-tomense do Príncipe, desde o naufrágio esta quinta-feira do navio de passageiros e carga "Anfitrit", com 63 ocupantes, incluindo oito membros da tripulação, indicou fonte da capitania local.
O navio tinha como destino a Região Autónoma do Príncipe, e naufragou perto do ilhéu Boné de Joker, por volta das 04:00 horas locais e TMG.
O primeiro socorro às vítimas feito pelo navio cargueiro Ville de Abjan, que regressava da ilha do Príncipe, permitiu salvar os outros 58 ocupantes, restantes, precisou a fonte.
Desconhece-se ainda as causas do naufrágio, mas o navio de patrulha português “Zaire” é esperado no local da ocorrência.
O capitão Tomé da Glória, comandante da Capitania dos Portos, disse que foi lançado um pedido de socorro aos países vizinhos, para ajudar o país a minimizar o impacto deste desastre.
O navio Anfitrit começou a operar, em 2015, em São Tomé e Príncipe, com capacidade para 240 passageiros, e era utilizado regularmente pelos residentes da ilha como o meio mais barato para deslocações.
-0- PANA RMG/IZ 25abril2019