Agência Panafricana de Notícias

497 mil líbios participaram na eleição da Autoridade Constituinte

Tripoli, Líbia (PANA) - No total 497 mil e 663 eleitores, ou seja 45 porcento dos inscritos, votaram efetivamente quinta-feira para eleger os 60 membros da Comissão Constituinte encarregue da edição da nova Constituição da Líbia, segundo a Alta Comissão Nacional Eleitoral.

Durante um briefing com a imprensa no fim do escrutínio, o presidente da Alta Comissão Eleitoral, Nouri al-Abaar, deplorou incidentes que impediram algumas regiões de participarem corretamente no escrutínio e que fizeram um morto na cidade de Derna (leste).

Considerou que, apesar destes incidentes, a eleição decorreu na maior parte do território líbio.

Al-Abaar precisou que um total de mil e 611 centros de voto foram abertos, dos quais 34 reservados à minoria de Amazigh (tribo muito radical e hostil à arabização da Líbia) que boicotou o escrutínio.

Segundo ele, algumas circunscrições eleitorais no leste e no sul foram perturbadas por ameaças e atos de vandalismo, levando os organizadores a interromperem as operações de voto.

Ele anunciou que a Comissão vai organizar, nas próximas horas, um novo escrutínio para estes que não conseguiram votar quinta-feira.

O presidente da Alta Comissão Eleitoral qualificou este escrutínio de "muito importante no processo democrático e na construção dum Estado livre, próspero e justo".

No total, 649 candidatos disputaram os 60 assentos da Autoridade Constituinte dvididos em razão de 20 por região entre Cyrénaïque (leste), Tripolitaine (oeste) e Fezzan (sul).

-0- PANA AD/IN/JSG/MAR/DD 21fev2014