Túnis, Tunísia (PANA) – Quarenta e nove emigrantes clandestinos foram intercetados ao largo das costas centro-sul da Tunísia, quando tentavam rumar para as costas europeias, anunciaram Unidades da Guarda Nacional e da Marinha Tunisina.
Entre os emigrantes em causa figuram Tunisinos e cidadãos de países subsarianos, de acordo com a fonte.
Segundo um comunicado divulgado quinta-feira pelo Ministério tunisino do Interior, 15 pessoas de diversas nacionalidades africanas foram detidas em Jebeniana, uma cidade da província de Sfax (sul), quando se preparavam para travessarem ilegalmente as fronteiras marítimas.
Em Monastir, uma cidade costeira do centro-leste tunisino, uma patrulha da Marinha Nacional apreendeu um navio de pesca a bordo do qual estavam 34 emigrantes tunisinos dos 15 aos 34 anos de idade.
Entre estes indivíduos, estavam três pessoas procuradas pela justiça por sua implicação em delitos de direito comum, e cinco passadores.
Durante interrogatórios, os mesmos confessaram projetar rumar ilegalmente para a Itália, lê-se na nota.
O tribunal ordenou as autoridades territoriais competentes para abrirem dois inquéritos judiciais e tomarem medidas legais a respeito dos grupos de emigrantes detidos.
-0- PANA BB/JSG/MAR/DD 29novembro2019