49% dos cabo-verdianos usam as redes sociais, diz plataforma digital
Praia, Cabo Verde (PANA) – Mais de 270 mil pessoas, em Cabo Verde, ou seja 49 por cento da população do arquipélago, usam as redes sociais, revela um estudo da plataforma digital Datareportal divulgado esta terça-feira.
Os dados da Datareportal, divulgados na data em que se assinala o Dia Mundial das Redes Sociais, 30 de Junho, destacam que, em janeiro de 2020, houve um aumento de 11 mil utilizadores de redes sociais no país, comparado ao mesmo período de 2019.
A plataforma explicita que 99 por cento dos utilizadores de redes sociais procuram o acesso através dos telemóveis, um equipamento que, conforme um outro estudo, divulgado na semana passada pela Afrobarometer, tem acesso à Internet, e a maioria dos cidadãos utilizadores permanece online todos os dias.
De acordo com a Datareportal, que anualmente fornece dados sobre a utilização das novas tecnologias, na análise do uso do Faceboock pelos Cabo-verdianos, 48% por cento são do sexo feminino e os restantes 52 por cento do sexo masculino, enquanto no Instagram os homens continuam a ser a maioria, com 50,7 por cento e as mulheres com 49,3 por cento.
Entretanto, a Datareportal informa que as mulheres são mais ativadas nas redes sociais, liderando nas estatísticas de “postagens, curtidas e comentários”.
Sobre o Youtube, os dados mostram que, nos motores de pesquisa, os filmes são os mais procurados, seguidos da música.
As estatísticas indicam que o artista Tranka Fulha é o terceiro mais procurado no Youtube, seguido dos cantores Djodje e Elji.
A Datareportal é uma plataforma digital cujo principal objetivo é fornecer “informações essenciais” sobre como o mundo usa a Internet, dispositivos móveis, media social e comércio eletrónico, incluindo manchetes globais, tendências regionais e comparações de mais de 40 das principais economias do Mundo.
O Dia Mundial das Redes Sociais foi criado pelo site Mashable, em 2010, como uma forma de reconhecer a revolução digital que fez dos media um ambiente social.
O dia é comemorado com a organização de encontros informais de pessoas de todo o Mundo por meios tecnológicos ou presencialmente.
Alguns eventos são transmitidos online em direto e são abertos a todos, para tornar a data verdadeiramente social. O destaque dos encontros vai para a partilha de conhecimentos sobre as áreas transversais às redes sociais e sobre as especificidades destas.
-0- PANA CS/IZ 30junho2020