480 novos emigrantes desembarcados nas costas líbias
Tripoli, Líbia (PANA) - Quatrocentos e oitenta emigrantes clandestinos foram desembarcados nas costas líbias entre a 19 e 25 de junho corrente, anunciou, segunda-feira, a Organização Internacional para as Migrações (OIM).
O sucedido ilustra, segundo a OIM, que o fenómeno da emigração clandestina continua a partir da Líbia em direção à Europa.
Segundo dados do escritório da OIM na Líbia, desde o ano 2022, cerca de 9.340 emigrantes foram desembarcados nas costas líbias, incluindo 8.342 homens. entre os quais 255 rapazes, e 656 mulheres, das quais 87 meninas.
A OIM assinalou, no seu documento, que 156 pessoas morreram durante a travessia do Mar Mediterrâneo enquanto 565 outras são dados como desaparecidos, de 1 de janeiro a 25 junho corrente.
Trinta e dois e quatrocentos e vinte e cinco emigrantes foram trazidos de volta em 2021 às costa líbias, enquanto 662 morreram e 891 outros foram dados como desaparecidos durante o mesmo período.
País ao mesmo tempo de trânsito e de destino para emigrantes, a Líbia está confrontada, nos últimos anos, com vagas importantes de migrantes, alguns dos quais vítimas de redes de contrabandistas, traficantes ou traficantes de seres humanos que se aproveitam da insegurança no país para os explorarem, através de viagens a bordo de barcos inadequados, expondo-os a todos os riscos para chegarem à Europa.
-0- PANA BY/IS/DIM/DD 28junho2022