48 países confirmam participação em I Jogos Africanos de Praia em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) – Os I Jogos Africanos de Praia, previstos para 14 a 23 de junho próximo, na cidade de Santa Maria, na ilha turística do Sal, já têm assegurada a participação de 48 países e 900 atletas, anunciou quarta-feira, na cidade da Praia, o ministro cabo-verdiano dos Desportos, Fernando Elísio Freire.
O governante, que falava a jornalistas após um encontro com o Presidente da Republica, Jorge Carlos Fonseca, fez o ponto da situação dos preparativos, a um mês da realização do maior evento desportivo a realizar-se no arquipélago cabo-verdiano.
O evento foi projetado para fazer de Cabo Verde um pais organizador de grandes provas desportivas internacionais, acrescentou o também ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros.
Garantiu, na ocasião, que tudo está a decorrer “normalmente” e que se espera que o momento sirva para o país mostrar a sua capacidade em termos de organização de grandes eventos.
“A realização dos jogos aqui em Cabo Verde dá ao nosso país a possibilidade de mostrar e adquirir, por um lado, capacidade de organização e, por outro, iniciar um processo de construção de todas as infraestruturas necessárias para poder receber grandes eventos”, disse o governante.
Frisou que a ilha do Sal está adaptada aos desportivos náuticos, enquanto outras, como São Nicolau, Santo Antão, Santiago e Fogo, estão vocacionadas para desportos de montanha e o atletismo.
Os I Jogos Africanos de Praia envolvem as modalidades de atletismo, basquetebol 3 X 3, andebol de praia, futebol de praia, ténis de praia, voleibol de praia, remo de mar, futebol freestyle, karaté kata, kitesurf e natação em mar aberto.
O Governo investiu 50 milhões de escudos (cerca de 454,5 mil euros) para a realização destes jogos, em que deverão participar 54 países, num universo de mil atletas.
Espera-se também que os jogos sejam seguidos, através de algumas cadeias de televisão, por 300 cerca de milhões de espetadores das 54 nações, nomeadamente Brasil, Estados Unidos e países do Médio Oriente e da Europa.
-0- PANA CS/DD 16maio2019