Agência Panafricana de Notícias

48 egípcios perdidos socorridos no deserto líbio

Tripoli, Líbia (PANA) – Aviões da Força Aérea líbia socorreram 48 migrantes clandestinos egípcios perdidos no deserto líbio, anunciaram responsáveis líbios.

Dezenas de egípcios entraram clandestinamente na Líbia antes de serem abandonados pelos passadores na via que liga Tobrouk a Ajdabya, mas um deles conseguiu entrar na cidade para informar as autoridades líbias que lançaram operações de busca para encontrar os outros.

« A Força Aérea líbia conseguiu localizar sexta-feira de manhã 48 Egípcios perdidos no Sara líbio », anunciou à imprensa o porta-voz da Brigada Comum de Segurança de Benghazi.

A televisão líbia « al-Ahrara » anunciou que um grupo de 60 Egípcios e Sudaneses perderam-se no Sara líbio.

Dezenas de milhares de migrantes originários da África Subariana e dos países vizinhos entram cada ano na Líbia, ponto de partida para eles, através de pequenas embarcações, com destino à margem norte do Mediterrâneo.

A Líbia, que possui quatro quilómetros de fronteiras terrestres com seis países, e mil 700 quilómetros de fronteiras marítimas, está confrontada com fluxos permanentes de migrantes clandestinos, e solicita regularmente a ajuda dos países ocidentais para resolver este problema de migração clandestina.

-0- PANA AD/IN/AAS/SOC/FK/IZ 03nov2013