Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Os 46 militares ivoirienses julgados e condenados no Mali por tentativa de golpe de Estado chegaram sábado à noite a Abidjan, na Côte d'Ivoire, depois de indultados na noite de sexta-feira pelo Presidente da Transição do Mali, o coronel Assimi Goïta, segundo a televisão nacional ivoiriense (RTI).
O avião que os transportava aterrou por volta das 23 horas e 30 minutos locais, após uma escala em Lomé, no Togo, segundo a mesma fonte.
"Caros soldados, gostaria que tivessem certeza de que não têm absolutamente nada para se incriminarem. Vocês foram em missão. Além disso, foi a 8.ª rotação em seis meses", declarou o Presidente ivoiriense Alassane Ouattara, quando os acolhia.
“A missão não foi fácil, mas vocês estão de volta exatamente seis meses após a sua partida da Côte d'Ivoire. Diria Missão cumprida”, regozijou-se Ouattara, saudando todas as pessoas de boa-fé que trabalharam para a resolução desta crise diplomática com o Mali.
"A diplomacia valeu a pena. Nós preferimos isso. Acreditamos nisso com um país irmão e amigo. Não era necessário termos um outro caminho que não fosse o da diplomacia", afirmou o estadista ivoiriense, sublinhando que o seu país continuará a apoiar todos os países irmãos.
-0- PANA NTDD/IS/MAR/DD 08jan2023