Agência Panafricana de Notícias

46 mortos em novo atentado na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) - Pelo menos 46 pessoas morreram terça-feira em dois novos atentados ocorridos simultaneamente em Jos, a capital do Estado de Plateau, no norte da Nigéria, indicou a Polícia no seu primeiro balanço do incidente.

O comissário da Polícia de Plateau, Chris Olakpe, anunciou aos jornalistas que 45 outras pessoas ficaram feridas nestes atentados ocorridos com 15 minutos de intervalo num mercado perto da estação ferroviária da cidade de Jos.

O balanço dos mortos pode aumentar porque o mercado estava cheio na altura das explosões, disse.

O jornal local Premium Times citou o coordenador para o centro-norte da Agência Nacional de Gestão de Emergências (NEMA), Abdulsalam Abubakar, como tendo declarado que, depois da explosão de terça-feira à tarde, "o balanço dos mortos é muito pesado. É uma catástrofe".

"Os autores dissimularam os veículos antes de ativar os detonadores no mercado numa altura de grande afluência. Podem imaginar a extensão dos danos", escreve o jornal.

Os atentados não foram ainda reivindicados, mas a cidade de Jos está acostumada à violência etnorreligiosa e já conheceu vários ataques perpetrados pelo grupo terrorista islâmico Boko Haram.

-0- PANA SEG/MA/ASA/TBM/MAR 20maio2014