Túnis, Tunísia (PANA) - A Marinha tunisina resgatou, quinta-feira, em duas operações distintas, 46 migrantes ilegais tunisinos cujos barcos avariaram, quando tentavam chegar à Itália, anunciou sexta-feira o Ministério tunisino da Defesa.
Na primeira operação, 30 migrantes cuja idade varia entre 20 e 32 anos foram vítimas da avaria dos seus dois barcos, a 18 quilómetros a sudeste da cidade de Sfax, precisou o Ministério num comunicado.
Noutra operação, a Marinha socorreu do afogamento 16 outros migrantes ilegais tunisinos, incluindo uma mulher, com idades entre 20 e 40 anos, depois da avaria do seu barco a 15 quilómetros sudeste da ilha de Djerba.
Eles deixaram as costas tunisinas na noite de 30 de setembro para 01 de outubro rumo à costa italiana. O Ministério do Interior italiano, anunciou a 24 de setembro passado, que nove mil 200 migrantes tunisinos ilegais chegaram à costa italiana durante os últimos 12 meses.
Mais de mil 200 tentativas de migração clandestina para a Itália foram registadas durante a primeira quinzena de agosto, contra mais de quatro mil tentativas em julho e mil 500 outras durante o confinamento sanitário geral.
-0- PANA YY/IN/IS/MAR/IZ 02out2020