45 por cento das crianças vítimas de abusos verbal e físicos na Tunísia, diz relatório
Tunísia (PANA) - Quarenta e cinco por cento das crianças tunisinas foram vítimas de atos de violência verbal e física no ambiente escolar, segundo um relatório do Observatório tunisino de Informações, Formação, Documentação e Estudos para a Protecção dos Direitos da Criança.
De acordo com este documento anual publicado sexta-feira última, durante uma conferência de imprensa em Túnis, o Observatório indicou que 86,3 por cento dos alunos tunisinos estiveram ausentes várias vezes das aulas.
O relatório indica igualmente que 77,5 por cento não se dedicam a nenhuma atividade cultural nem desportiva.
As crianças, dos cinco aos nove anos de idade, que passam pelo tipo de educação considerada violenta, foram registadas nas zonas rurais, entre famílias mais pobres com pouca escolaridade, de acordo com uma amostra de três mil 447 crianças menores dos cinco anos e quatro mil 893 dos cinco aos 11 anos de idade.
De acordo com o Observatório, 88,1 por cento das crianças tinham tido uma educação violenta, 84,1 por centro, uma violência psicológica e 48,9 por cento passaram por outros tipos de violência.
O Observatório assinalou 15 mil 913 casos de violência contra crianças no ensino primário e secundário.
O relatório indicou que a taxa de meninos fumantes atingiu 40 por cento contra 5,3 por cento entre as meninas.
O Observatório trabalhará, durante o ano 2020, para controlar os índices de violência exercida sobre crianças nas redes sociais para publicá-los no próximo relatório.
De acordo com o relatório, 8,9 por cento das crianças pensaram em suicidar-se.
-0- PANA YY/IN/DIM/DD 28dez2019