45 novos casos de coronavírus no Congo
Brazzaville, Congo (PANA) - O Ministério congolês da Saúde e População anunciou, nesta quarta-feira, 45 novos casos confirmados de coronavírus (covid-19), 11 recuperações e duas mortes no Congo.
Segundo o coordenador do Comité Técnico de Resposta ao Covid-19, Gilbert Ndziessi, o Congo tem atualmente 728 casos confirmados de coronavírus, 221 casos curados e 24 óbitos .
Além disso, como parte da resposta ao coronavírus, a China doou, terça-feira, ao Congo material de prevenção contra o coronavírus, nomeadamente 150 mil máscaras simples e sofisticadas, respiradores, 10 mil testes reativos, táticos.
Por seu lado, o presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento da Cooperação do Fórum China-África, Jean Jacques Bouya, que recebeu a doação, saudou os esforços da China, neste sentido.
Desde o início da crise sanitária do coronavírus, o Governo chinês tem sido sempre sensível às preocupações do Congo, segundo ministro congolês do Ordenamento do Território e da Delegação Geral das Grandes Obras, Jean-Jacques Buya.
Esta doação, regozijou-se, é da maior importância e responde ao apelo do Presidente da República (Denis Sassou Nguesso) para um rastreio massivo da população.
Todo estes equipamentos serão colocados à disposição das organizações para uma partilha equitativa", declarou Bouya.
Sete das doze regiões do Congo são afetadas pela pandemia de coronavirus, designadamente Brazzaville, a capital, e Ponta Negra, o principal centro económico e industrial do sul do país, ambos o epicentro da covid-19 no Congo, lembra-se.
-0- PANA MB/JSG/DIM/DD 10junho2020