45 mortes ligadas à covid-19 na Tunísia
Túnis, Tunísia (PANA) – A Tunísia registou nas últimas 48 horas 45 mortes e dois mil 509 novos casos de coronavírus (covid-19), de acordo com o Ministério da Saúde.
Estes números elevam a 321 o total de mortes e a 22 mil 230 o de contaminações registadas desde o início da pandemia, lê-se num comunicado de imprensa publicado domingo pelo Ministério da Saúde.
Atualmente, mil 139 pacientes com a covid-19 estão hospitalizados, dos quais 116 admitidos em unidades de cuidados intensivos e 45 sob respiradores artificiais.
Alarmadas por esta evolução da situação epidemiológica, "longe de ser tranquilizadora", o primeiro-ministro tunisino, Hicham Mechichi, anunciou, sábado à noite, um conjunto de medidas destinadas a travar a propagação do novo vírus.
Estas medidas, a serem aplicadas "rigorosamente" durante duas semanas, impõem o uso obrigatório de máscaras de proteção em espaços públicos e em administrações.
Incluem ainda a proibição de encontros e eventos culturais, desportivos, políticos e científicos em lugares públicos, segundo o primeiro-ministro.
Os espaços e estabelecimentos que não os respeitarem serão imediatamente encerrados, advertiu.
A nível regional, os governadores tomarão a liberdade de declarar o confinamento sanitário ou mesmo o recolher obrigatório, segundo o nível da gravidade da situação, disse.
-0- PANA BB/TBM/DIM/DD 05outubro2020