45 migrantes clandestinos recambiados para Líbia em abril, segundo OIM
Tripoli, Líbia (PANA) - Quarenta e cinco migrantes clandestinos recentemente socorridos ou intercetados no mar foram recambiados para a Líbia, de 10 a 16 de abril corrente, elevando para 4.013 o total de migrantes regressados à Líbia desde o início de 2022, anunciou quinta-feira a Organização Internacional para as Migrações (OIM).
Na sua última atualização das estatísticas sobre a migração, a representação da OIM na Líbia disse que, dos 4.013 migrantes regressados, 3.463 são homens e 122 adolescentes do sexo masculino.
A mesma fonte indicou que 95 migrantes morreram durante a travessia do Mediterrâneo e 381 outros são dados como desaparecidos, incluindo 381 mulheres e 47 menores do sexo feminino.
No ano passado, 32.425 migrantes foram socorridos ou intercetados e recambiados para a Líbia, dos quais 662 morreram e 891 são dados como desaparecidos, lembrou a OIM.
Na sexta-feira passada, um pequeno barco de madeira transportando 35 migrantes afundou-se ao largo de Sabratha, no oeste da Líbia, dos quais apenas seis corpos foram recuperados, enquanto os 29 outros são dados como desaparecidos.
País ao mesmo tempo de trânsito e de destino para migrantes, a Líbia esteve confrontada, nos últimos anos, com vagas de migrantes clandestinos que procuram atravessar o Mediterrâneo rumo às costas europeias.
Esses migrantes são sempre vítimas de redes de contrabando e tráfico de pesssoas que se aproveitam da insegurança, neste país da África do Norte para os explorar.
-0- PANA BY/JSG/DIM/IZ 22abril2022