446 novos emigrantes trazidos de volta às costas líbias, segundo OIM
Trípoli, Líbia (PANA) – Quatrocentos e quarenta e seis emigrantes foram trazidos de volta às costas líbias entre 17 e 23 de julho corrente por agentes da Guarda Costeira Líbia, quando rumavam para as costas europeias, anunciou a Organização Internacional para a Migração (OIM).
Segundo a OIM, este facto ilustra o prosseguimento do fenómeno da emigração clandestina a partir do litoral da Líbia rumo à Europa.
Numa publicação sobre a última atualização da situação marítima na Líbia, a representação da OIM em Trípoli precisou que os 446 emigrantes trazidos de volta elevam o total das pessoas nesta situação no país, desde o início do ano em curso, a 11.057, incluindo 9.937 homens, dos quais 320 meninos, e 698 mulheres, das quais 102 meninas.
A mesma fonte precisou que 180 pessoas morreram durante a travessia do Mar Mediterrâneo, enquanto 648 outras foram dadas como desaparecidas durante o período de 1 de janeiro a 23 de julho corrente.
A OIM lembrou que, em 2021, no total, 32.425 emigrantes foram desembarcados nas costas líbias, donde tinham partido, 662 faleceram e 891 foram dados como desaparecidos.
País ao mesmo tempo de trânsito e destino para migrantes, a Líbia está confrontada, nos últimos anos, com várias ondas importantes de emigrantes, alguns dos quais vítimas de redes de passadores, traficantres ou tráfico de pessoas.
Estes últimos aproveitam-se da insegurança prevalecentes para explorarem emigrantes, organizando viagens a bordo de barcos inapropriados, com todo o risco, rumo à Europa.
-0- PANA BY/JSG/SOC/FK/DD 31julho2022