Agência Panafricana de Notícias

44 migrantes clandestinos afogados ao largo de costas da Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – No total, 44 migrantes clandestinos morreram afogados no naufrágio da sua embarcação,ocorrida quarta-feira ao largo das costas de Sabratha, a 70 quilómetros a oeste de Tripoli, anunciou a Marinha líbia.

O sucedido ilustra a continuação da tragédia da emigração clandestina neste país da África do Norte, de acordo com a fonte.

"O barco dos migrantes navegava muito cedo terça-feira última numa zona situada a cerca de mil e 700 metros da zona de segurança de Sabratha, mas naufragou com 44 passageiros a bordo, devido ao mau tempo”, indicou o Escritório de Informação da Marinha num comunicado publicado na sua página Facebook.

Na nota, o Escriório precisou que “os corpos sem vida dos migrantes começaram a flutuar na superfície do mar”.

Em maio último, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) avaliou em cerca de cinco mil e 700 o número de refugiados e de requerentes de asilo presos em centros de detenção oficiais na Líbia, dos quais duas mil 367 pessoas sob a tutela das equipas do ACNUR.

Confrontada com a insegurança, desde a revolução de 17 de fevereiro de 2011, que derrubara, seis anos depois, o então regime de Muamar Kadafi, após 42 anos de poder ditatorial, a Líbia tornou-se num dos principais países donde partem várias ondas de migrantes clandestinos para a Europa.

Quase 650 mil migrantes estão presentes na Líbia, dos quais  mais de cinco mil em centros de detenção, segundo estatísticas da Organização Internacional  para as Migrações (OIM).

Em agosto último, a OIM declarou ter  ajudando a repatriar mais de 10 mil migrantes da Líbia, graças aos seus programas de regresso voluntário.

 A  organização aponta para um "aumento alarmante" do número de migrantes e de refugiados intercetados e repatriados da Líbia nos últimos meses.

Indicou que o número destes indivíduos  tera duplicado, passando de cinco mil e 500 migrantes para nove mil e 300 entre 2017 e 2018.


-0- PANA BY/IS/FK/DD 20março2019