44 generais reformados na Guiné Conakry
Conakry, Guiné (PANA) - O Presidente da Transição na Guiné, o coronel Mamady Doumbouya, chefe da junta militar no poder desde a 5 de setembro último, pôs na reforma, terça-feira, 44 generais pertencentes a vários ramos das Forças Armadas, soube a PANA de fonte oficial.
De acordo com um decreto, lido na televisão pública, são visados por esta medida o ex-Presidente da Transição (2009-2010), o general Sekouba Konaté, do general Mathurin Bangoura (ex-governador da cidade de Conakry), todos membros do ex-Conselho Nacional para a Democracia e Desenvolvimento (CNDD), que assumiu o poder um dia depois da morte da então Presidente da República, Lansana Conté, vítima de uma longa doença.
A eles se juntam os generais Bouréïma Condé e Remy Lamah, respetivamente ex-ministros da Administração Territorial e da Saúde no Governo do ex-Presidente Alpha Condé (derrubado por um golpe Estado a 5 de setembro último) também foram aposentados pelo presidente do Comité Nacional de Coligação e Desenvolvimento (CNRD), a junta no poder.
Esta medida diz igualmente respeito ao general Aboubacar Sidiki Camara "Idi Amine", embaixador em La Havana (Cuba), atualmente de férias em Conakry, onde várias fontes lhe atribuem o rótulo de "mentor" do chefe da junta militar no poder no país.
Também está sujeita a esta reforma uma única mulher neste grupo, M'Mahawa Sylla, recentemente nomeada governadora da cidade capital, Conakry, entre outras altas patentes militares.
-0- PANA AC/JSG/MAR/DD 13outubro2021