44 civis mortos em duplo ataque no Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Quarenta e quatro civis morreram durante a madrugada de quinta para sexta-feiras ultimas em dois atentados terroristas contra as aldeias de Kourakou e Tondobi, na província de Séno, no Sahel do Burkina Faso, anunciou sábado à noite o governador do Região do Sahel, P.F Rodolphe Sorgho, num comunicado de imprensa.
Na noite de quinta-feira, 06 de abril, para sexta-feira, 07 de abril de 2023, grupos terroristas armados (GAT) invadiram as aldeias de Kourakou e Tondobi, localizadas a cerca de cinco quilómetros da comuna de Seytenga, província de Séno, no Sahel burkinabe.
"O balanço provisorio deste ataque desprezível e bárbaro é de 44 civis mortos, incluindo 31 em Kourakou e 13 em Tondobi, feridos e danos materiais registados", escreveu o governador num comunicado de imprensa.
Apresentando as condolências às famílias enlutadas, o governador assegurou às populações que estão em curso ações de estabilização da localidade após a ofensiva liderada pelas Forças de Defesa e Segurança (FDS) que permitiu neutralizar3 grupos armados terroristas que realizaram o referido ataque.
O governador convidou ainda as populações locais a unirem-se às Forças de Defesa e Segurança e a alistarem-se como Voluntários para a Defesa da Pátria (VDP) para participarem na defesa das respetivas localidades.
Desde 2015, Burkina Faso está confrontado com ataques terroristas em diversas regiões.
O estado de emergência foi instituído em oito das 13 regiões do país para facilitar operações antiterroristas.
-0- PANA TNDD/JSG/MAR/DD 09abril2023