430 mortos em acidentes de viação no Senegal
Dakar, Senegal (PANA) – Onze mil e oitenta e dois acidentes de viação foram registados no Senegal, que fizeram 18 mil e 390 vítimas, incluindo 430 falecimentos, soube a PANA de fonte de segurança em Dakar.
Perto da metade destes acidentes decorreu na região de Dakar, ou seja 536, tendo causado cerca de 20 mortos.
O último tragédia aconteceu segunda-feira última, a cerca de 130 quilómetros no sudoeste de Dakar, com um balanço de cinco mortos e mais de 30 feridos, incluindo 22 em estado grave.
As vítimas estavam a bordo dum autocarro, proveniente de Dakar, e que capotou numa estrada escorregadia quando tentava evitar um camião que vinha em sentido contrário.
No início de junho último, uma colisão entre um camião e um autocarro de transporte coletivo fez 10 mortos e uma dezena de feridos, perto da aldeia de Ndialam, no norte do país.
Menos duma semana depois, um autocarro de transporte coletivo derrubou-se perto de Kaone, no centro-oeste do país, fazendo cinco mortos e 52 feridos.
Segundo a Direção Nacional dos Transportes Rodoviários do Senegal, anualmente mais de 500 pessoas morrem no país por causa de acidentes de viação, dos quais 92 por cento se devem ao mau comportamento de motoristas, nomeadamente o excesso de velocidade, o uso de telefone no volante e o desrespeito do uso do cinto de segurança.
Para travar acidentes de viação, o Governo tomou medidas, incluindo a renovação da frota de automóveis de transporte coletivo, a introdução das cartas de condução de pontos e o reforço da inspeção de veículos.
Em 2011, o Estado do Senegal elaborou um Plano Nacional de Segurança Rodoviária a fim de reduzir este flagelo em 35 por cento anualmente, e depois em 50 por cento, a partir de 2020.
-0- PANA AAS/IS/MAR/DD 04set2019