401 reclusos evadem-se de prisão na Líbia ocidental
Tripoli, Líbia (PANA) - Quatrocentos e um recluso da Prisão de Sorman, no oeste da Líbia, escaparam segunda-feira durante um motim que coincidiu com a libertação da cidade e sua tomada pelas forças fiéis ao Governo líbio, anunciou o Ministério da Justiça.
Na segunda-feira, forças leais ao Governo de Unidade Nacional reconquistaram duas cidades estratégicas, Sabratha e Sorman, bem como cinco outras localidades da costa ocidental da Líbia que eram controladas por rebeldes de Khalifa Haftar.
Num comunicado, o Ministério indicou que os presos em fuga foram "todos capturados e condenados, com base em procedimentos legais apropriados".
O Ministério da Justiça declarou ter ordenado à Polícia judiciária a acelerar a abertura de um inquérito urgente e global para determinar o contexto destes acontecimentos e identificar e processar os responsáveis.
O Ministério apelou aos presos em fuga para se dirigirem imediatamente à prisão mais próxima (Joud Al-Dayem, Melliah), advertindo com ameaças de procedimento criminal "aqueles que não se apresentarem".
Exortou os serviços de segurança e justiça a tomarem todas as medidas conducentes à detenção e condenação destes prisioneiros em fuga.
No comunicado, o Ministério da Justiça "negou os rumores segundo os quais havia pessoas detidas ilegalmente em alguns bairros de Sorman, sublinhando que "não há detidos nos serviços da Polícia Judiciária que estejam presos ilegalmente".
Apelou a todas as pessoas que se acharem raptadas ou ilegalmente detidas a apresentar uma queixa às autoridades judiciárias e tomar nomeadamente todas medidas jurídicas para o efeito".
-0- PANA BY/DIM/IZ 17abril2020