Bamako, Mali (PANA) - Quatrocentos quilos de cânhamo indiano foram intercetados domingo de manhã cedo na localidade de Kadiolo, na região de Sikasso (sudoeste), soube a PANA de fonte oficial em Bamako.
A droga estava disposta em quatrocentos pacotes, de um quilo cada, a bordo de um veículo todo-o-terreno, de acordo com a mesma fonte.
Os produtos foram apreendidos pela Alfândega maliana, em Kadiolo, no quadro da luta contra a fraude e a criminalidade transnacional.
O motorista, um falso funcionário aduaneiro, que transportava o estupefaciente, usou de toda artimanha, exibindo um crachám patentes de fiscalizador aduaneiro e uma arma de fogo, para enganar a vigilância dos funcionários aduaneiros em missão, mas em vão, segundo a fonte.
A carga, a viatura e o motorista e um seu alegado adjudante foram escoltados para Sikasso, a capital regional.
Reagindo ao sucedido, o diretor de Investigações Aduaneiras felicitou aos agentes que tinham apreendido este produto ilícito perigoso para a saúde humana.
Apelou à população para colaborar muito com agentes desdobrados no terreno.
Esta apreensão ocorre alguns dias após a incineração de 479 pacotes do mesmo produto, em Dio, a cerca de 30 quilómetros de Bamako, sob a supervisão de uma comissão nacional para a destruição de produtos ilícitos.
-0- PANA GT/IS/DIM/DD 09dezembro2020