Agência Panafricana de Notícias

400 mil minas anti-pessoal destruídas na Líbia

Tripoli- Líbia (PANA) -- Cerca de 400 mil minas antipessoais foram detectadas e destruídas domingo na Líbia graças à conjugação dos esforços de diferentes estruturas que operam no domínio da desminagem neste país, revelou domingo o vice-presidente do Programa Nacional Líbio de Desminagem e Reabilitação da Terra, Mohamed Alla Eddine Hneich.
Numa entrevista à PANA em Tripoli, à margem da comemoração do Dia Mundial de Sensibilização aos Perigos das Minas, Mohamed Hneich indicou que estes esforços foram envidados a pedido do presidente da Fundação Kadafi para o Desenvolvimento (FKD), Seif Ul-Islam Muamar Kadafi.
Ele aproveitou a oportunidade para saudar o envolvimento da Associação Líbia de Desminagem que depende da FKD bem como do Programa Nacional de Desminagem.
Ele assinalou que várias zonas no país continuam infestadas de minas, das quais sete milhões estão ainda escondidas no território líbio.
o presidente da FKD lembrou que a África do Norte tinha sido palco de operações da Segunda Guerra Mundial durante a qual minas foram enterradas em Koufra, Jalou, Ojla, Mezda e em toda a zona do leste da Líbia.