Bamako, Mali (PANA) – Cerca de 40 civis morreram domingo passado, 6 fevereiro corrente, em ataques armados ocorridos simultaneamente em várias aldeias na província de Gao (norte), informou a Agência Maliana de Notícias (AMAP).
Segundo a AMAP, que cita autoridades administrativas locais, os ataques são da autoria de vários homens armados, supostos terroristas, que invadiram as localidades de Tadjalate, Tazimé, Keygouroutane, Marsi, Bakane e Abagazoz, com cerca de 50 motos e oito veículos pick-up etiquetados “Grupo de Apoio ao Islão e Muçulmanos” (GSIM) liderados por jihadistas malianos Iyad ag Agaly e Amadou Kouffa, semeando o terror entre a população.
Os assaltantes roubaram três veiculos, gado e víveres, e pilharam um centro de saúde e lojas antes de os incendiarem.
Sabotaram igualmente a Torre de Água de Tadjalate, de acordo com as mesmas fontes que citam um empresário sobrevivente das matanças.
Devido às ameaças dos terroristas de as executar, vários milhares de famílias abandonaram suas habitações e seus bens para se refugiarem no município Urbano de Gao, enquanto outras fugiram para o vizinho Níger.
Todos os deslocados das seis aldeias do município de Tessit estão instalados na zona de Bawa Aljanabango, no Distrito Rural de Gounzoureye, oferecida pela Câmara Municipal, indicou a mesma fonte.
-0- PANA GT/JSG/SOC/FK/DD 18fev2022