4 altos funcionários do Governo detidos por desvio de fundos públicos no Rwanda
Kigali, Ruanda (PANA) - O Tribunal Intermediário de Gasabo, na cidade de Kigali, ordenou o despedimento de quatro altos altos funcionários do Governo rwandês, dos quais o secretário permanente do Ministério das Finanças e Planificação Económica, Caleb Rwamuganza, acusados de má gestão dos fundos públicos.
Entre os três outros figura o ex-secretário permanente do Ministério das Infraestrutura, Christian Rwakunda, colocado em prisão preventiva durante 30 dias, à espera da investigação.
Os outros funcionários são Godfrey Kabera, diretor-geral da Planificação Nacional, e Eric Serubibi, diretor-geral do Gabinete Rwandês da Habitação (RHA).
Eles são acusados de desvio de bens públicos, inobservância de procedimentos de concursos públicos e cumplicidade na inobservância de procedimentos de concurso público.
Detidos estão também Aloys Rusizana, um empresário, e Bonaventure Munyabugingo, especialista em avaliação de propriedades privadas.
Segundo a acusação, o grupo conspirou para causar a perda de dois biliões de francos rwandeses (dois milhões e 100 mil dólares americanos) numa única transação para comprar um prédio a um empresário local.
O procurador declarou que, tendo em conta o valor do concurso, esta transação devia envolver a Autoridade das Compras Públicas de Rwanda (RPPA), o que nunca aconteceu.
Não houve transparência em toda a operação, e muitas leis de compras públicas foram desrespeitadas, disse o procurador, acusando Rwankunda, Serubibi e Rwamuganza de desvio de fundos públicos e de inobservância de procedimentos habituais em matéria de concursos públicos.
-0- PANA TWA/VAO/ASA/IS/MAR/IZ 15julho2020